Thursday, August 20, 2009

D. Francisco Manuel de Melo

Transcrevo abaixo uma das minhas cartas prediletas de D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666), escritor português cuja correspondência foi meu objeto de pesquisa no mestrado.
(Cent. I, Carta 16.ª )
A Luís Martins de Sousa. De bons anos e resposta de negócio.

Estando hoje para me entrar na liteira me deram um papel de V. M. Não podia ser melhor o anúncio de que me espera bom ano, que começando ele, lembrando-se V. M. de mi. Se assi foram bons como são muitos os nossos anos, bem nos pudéramos mandar destes presentes. Mas em verdade aqueles que se gastam, como V. M. gastou os seus, nunca são muitos e nunca são passados. Tristes de esses a quem a idade só serue de peso e não de doutrina, porque a estes, dá-lhes a dor e tira-lhes a experiência. Dias há que nos enganam dizendo-nos que estes dias não são de negócio, mas eu vejo que sim são, e falem por mi os negócios que se têm feito nestes dias. Contudo sou de parecer que este negócio de V. M. o fazê-lo é acertá-lo; e o acertá-lo é fazê-lo a tempo. O primeiro que eu tiuer liure, irei logo oferecê-lo a V. M., cuja pessoa guarde Nosso Senhor como desejo. Ao Reuerendissimo me encomendo muito e muito a minha encomenda. Castelo, o primeiro do ano.

D. F. M.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home